sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Saturn, PlayStation ou Nintendo 64: qual o melhor console da geração 32 e 64 bits?

Curtir
A quinta geração de consoles foi marcada pela grande mudança na fatia de mercado obtido por cada uma das fabricantes de videogame


      A passagem da geração dos 16 bits para a era dos gráficos vetoriais proporcionados pelos consoles de 32 e 64 bits foi uma das mais movimentadas, com várias trocas de posições. Foi nessa geração que a Sony apareceu para o mundo dos games e foi logo sentando na janelinha.
     O primeiro a adentrar o ringue da quinta geração de videogames foi a Sega com seu Saturn, no final de novembro de 1994; o PlayStation da Sony veio logo depois. Os dois consoles travaram uma disputa acirrada no Japão: o primeiro tinha "
Virtua Fighter", o segundo combateu com "Ridge Racer.
    Apesar de a disputa ter sido acirrada até certo ponto - tanto que o Saturn é o videogame da Sega que mais vendeu no Japão -, o PlayStation tomou a liderança com seu menor preço e maior quantidade de títulos. Pesou também a visão do engenheiro Ken Kutaragi, o principal idealizador do videogame da Sony, que fez uma máquina que lida melhor com gráficos em 3D (e viria a ser padrão na indústria).
   Já a Nintendo, vencedora da geração anterior, chegou tarde à quinta geração, e encontrou um PlayStation já bem estabelecido no mercado. O fato de o Nintendo 64 usar cartuchos desagradou as produtoras devido ao alto preço e demora na produção. Assim, companhias que detinham franquias populares, como a Square (de "
Final Fantasy") e a Enix (de "Dragon Quest"), passaram a fazer jogos exclusivamente para PlayStation. Sem as duas principais séries nipônicas de RPG, o Nintendo 64 vendeu
menos que o Saturn no Japão.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...